Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chopin



Federic Chopin era filho do professor Francês Nicolas Chopin, que dava aulas de língua e literatura francesa, e da pianista polonesa Justina Krazizanovska. Dez meses após o seu nascimento , a família foi morar em Varsóvia, onde transita entre os nobres e a burguesia .Chopin teve uma infância culta. Aos seis anos passou a ter um professor de piano, Adalbert Zwini. Que lhe apresentou as obras de Bach e Mozart.
Seu primeiro concerto público ocorreu quando ele tinha oito anos. Na mesma época viu
Publicada sua primeira obra, uma polonaise. Prosseguiu conciliando seus estudos no liceu de Varsóvia , onde iniciou seus estudos com o compositor Joseph Elsner .
Em 1830, dias antes de eclodir a Revolução Polonesa contra a ocupação russa, Chopin resolveu deixar Varsóvia e partir para Viena, que vivia sob o regime autoritário de Metternich. Em julho do ano seguinte, Chopin seguiu para Paris ,onde logo integrou-se à elitelocal, passando a ser requisitado como concertista e como professor. Nessa época conheceu músicos consagrados,como Rossini e Cherubini, e outros de sua geração, como Mendessohn , Berlioz ,Franz Lizst e Schumann.
Em uma de suas viagens pela Europa, em 1835, reencontrou Maria Wodzinska, que conhecera ainda criança em Varsóvia. Chopin apaixonou-se , mas, apresentando já os primeiros sinais de turbeculose , acabou rompendo o noivado por pressão da damilia de Maria . Em 1838 Chopin uniu-se à controvertida escritora Aurore Dupin , que usava o pseudônimo masculino de George Sand. O casal resolveu passar um tempo em Maiorca ,mas o clima úmido da ilha piorou o estado de saúde do compositor. Em 1838, os odis voltaram para França e em 1847 romperam definitivamente o relacionamento.
No dia 17 de outubro de 1849, Frederic Chopin faleceu , aos 39 anos. Foi sepultado no cemitério de Pére Lachaise, em Paris. Seu coraçãi foi colocado dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz, em Varsóvia, conforme o seu pedido.
Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com exceção de apenas algumas peças.
Várias de suas obras têm influência do folclore polonês, como é o caso das mazurcas e das polonaises




6 comentários:

  1. Sempre edificante saber sobre a vida dos grandes nomes da Arte,e vejo que vc se interessa por vários assuntos que realmente agregam.É isso aí,dessa forma vai desabrochar com muita essência.
    Retribuindo a visita,te sigo e voltarei mais vezes.
    Bjssssssss :)

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog!
    www.diamondsfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom saber um pouco mais da vida de grandes astros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não precisa nem falar muito: Gênio.
    Ótima sexta feira pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Chopin é amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos mais importantes pianistas da história.
    Obrigada pela visita, abraços e Ótima Sexta!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia de maneira tão descritiva a história de vida dele. Gostei do seu blog. Muito informativo. Estou seguindo, claro! E volto mais vezes. =)

    http://fisioo.blogspot.com/

    ResponderExcluir